Novo lançamento de edital de seleção de candidatos de PosDoc em Eletrônica de Potência e Microgrids na UFMG

Foto Lucas Braga/UFMG

O Laboratório Tesla da UFMG relança o edital de seleção de candidatos a bolsa de PosDoc em Eletrônica de Potência e Microgrids para atuação no Projeto Institucional Oásis-UFMG. O escopo do Projeto Oásis visa a implementação de uma Minirrede de Energia de grande porte, associando às instalações da UFMG no Campus Pampulha três usinas fotovoltaicas, totalizando 500 kWp de potência instalada, 1MW de microturbinas a gás e um sistema de armazenamento em baterias de 1MW. Estes recursos energéticos irão ser  coordenados por um sistema de gerenciamento e controle, buscando reduzir os gastos com energia da universidade e melhorar a resiliência da rede interna do campus.

Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato selecionado receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado do CNPq no valor de R$ 4.100,00 mensais, se iniciando em Janeiro/2021 e podendo ser paga até dezembro de 2022.

O estagiário de PosDoc em Eletrônica de Potência irá atuar junto à equipe de Minirrede do projeto, responsável por pensar a estrutura de supervisão, controle e gerenciamento dos recursos energéticos. As principais atividades do novo colaborador estarão relacionadas ao controle secundário da minirrede despachável para monitoramento e gerenciamento energético, visando a integração de fontes renováveis e armazenadores de energia com controle coordenado. Para isto, espera-se que o colaborador seja capaz de integrar informações e sinais de controle relacionados aos diversos agentes distribuídos pelas redes (turbina à gás, fotovoltaico, bancos de baterias, medidores inteligentes, conversores eletrônicos, concentradores de dados, dentre outros), fazendo-se uso das mais diversas técnicas de processamento e análise de dados. As metodologias propostas deverão ser avaliadas e testadas em simulações computacionais (OpenDSS, MatLAB), Simulações Hardware-in-the-loop (OPAL-RT e Typhoon HIL) para posterior implementação real da minirrede Oásis-UFMG no campus Pampulha da UFMG

A supervisão do estagiário ficará a cargo dos professores Danilo Iglesias Brandão (Lab. Tesla) e do professor Thiago de Oliveira do GEP-UFMG.

Como se inscrever: As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail até o dia 30 de novembro de 2020, com a documentação anexada. As inscrições devem ser dirigidas ao Prof. Danilo Iglesias Brandao (dibrandao@ufmg.br), com cópia para o Prof. Thiago Ribeiro de Oliveira (troliveira@cpdee.ufmg.br) e Braz de Jesus Cardoso Filho  (braz.cardoso@ieee.org), considerando o assunto “PosDoc-MinirredeOASIS – nome do candidato”.

Para candidatura, deve-se anexar ao e-mail: (i) carta de motivação, (ii) duas cartas de referência; (iii) Curriculum Vitae com artigos publicados e evidenciando as habilidades para condução do projeto; (iv) Diploma ou certificado de conclusão de doutorado.

Seleção: A seleção será feita principalmente com base em: (1) o currículo dos candidatos e na carta de motivação e (2) por uma entrevista em videoconferência com candidatos selecionados (dezembro/2020), na qual as habilidades serão verificadas e outros aspectos poderão ser discutidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *