Prof. Thiago de Oliveira participa de Webinar sobre Microrredes c.c. promovido pela Revista Eletricidade Moderna.

EM

SMART ENERGY
Microrredes de corrente contínua - estado da arte

O avanço da geração distribuída, em especial de energia fotovoltaica, a taxas muito superiores ao das centrais de geração convencionais, implica novos desafios para o sistema elétrico: flutuações de potência; alteração do perfil de tensão; desvios de frequência; degradação dos indicadores de qualidade de energia; interferência na coordenação das proteções da rede de distribuição, entre outros.

Por outro lado, a prevalência de circuitos de c.c em computadores, televisores, eletrodomésticos e na iluminação a LED, é outro fator que reforça a tendência das microrredes de corrente contínua como solução tecnológica neste novo cenário.

O webinar apresenta uma visão panorâmica das microrredes c.c., seus aspectos conceituais, características, vantagens e obstáculos, as iniciativas internacionais de normalização e desenvolvimento de componentes, além de exemplos de projetos-piloto nos cinco continentes.

Data: 19 de novembro, quinta-feira

Palestrante
Thiago de Oliveira, é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo defendido em 2016 a tese "Distribuição local de energia em corrente contínua: Estudo, desenvolvimento e implementação de um protótipo de nanorrede c.c. dedicado aos setores residencial e comercial". Desde então, integra o quadro de docentes permanentes do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. É membro gestor do Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência da universidade (GEP/UFMG), desenvolvendo pesquisas sobre gerenciamento de energia em microrredes c.c. e microrredes híbridas c.a/c.c., sistemas de armazenamento distribuído, UPS e projeto otimizado de conversores estáticos, em parceria com a indústria e órgãos de fomento.

Mauro Sergio Crestani, jornalista e editor de Eletricidade Moderna e FotoVolt.