Aluno Allan F. Cuppertino recebe prêmio de melhor tese do mundo pela IAS.

O ex-aluno de doutorado do GEP, Allan Fagner Cuppertino recebeu o prêmio de melhor tese do mundo pelo IAS-IEEE (Industry Application Society - Institute of Electrical and Electronics Engineers). O trabalho intitulado Modeling, design and fault-tolerant strategies for modular multilevel cascaded converter-based statcoms, desenvolvido sob orientação do Professor Seleme Isaac Seleme Jr., propõe estratégias capazes de aumentar a confiabilidade de conversores de alta potência em sistemas renováveis.

Allan

Allan F. Cuppertino é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e entre 2016 e 2019 realizou seu doutorado junto ao Grupo de Eletrônica de Potência da UFMG, trabalhando em estratégias de modelagem e confiabilidade de STATCOMs baseados em Conversores Modulares Multiníveis (MMC) para aplicação em sistemas de energia renovável. O trabalho contribui com estratégias de projeto orientado à confiabilidade e operação tolerante a falhas de MMC aplicados a STATCOMs, cujos achados resultaram em dez artigos publicados em periódicos Qualis A1, algo fenomenal para um trabalho de doutorado.

A tese foi orientada pelo professor Seleme Isaac Seleme Jr, do GEP-UFMG e coorientada pelo Prof. Heverton Augusto Pereira do GESEP-UFV. Além da parceria firmada entre a UFMG e a Universidade Federal de Viçosa, o aluno realizou um período de doutoramento sanduíche na Aalborg University, na Dinamarca, um dos mais importantes centros de pesquisa em energias renováveis do mundo.

Segundo seu orientador, prof. Seleme, Allan é um profissional muito dedicado e produtivo. "Ele sempre buscou abrir frentes de trabalho com colegas do doutorado e do mestrado. Além disso, publicou dez artigos em periódicos Qualis A, algo colossal. Sua proatividade explica o enorme sucesso do seu trabalho:, destaca.

Além deste prêmio de enorme importância, Allan também foi agraciado com os prêmios de Melhor Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica, pela UFMG e Melhor Tese da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência. Essas conquistas reforçam a importância e qualidade do trabalho desenvolvido e a competência do seu autor.