allan
Sobraep_Allan

O ex-aluno de doutorado do GEP/UFMG, Allan Fagner Cuppertino recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado da edição 2020 do Prêmio SOBRAEP de Teses e Dissertações, conferido pela SOBRAEP (Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência), com o trabalho "Modeling, Design and Fault-tolerant Strategies for Modular Multilevel Cascaded Converter-based STATCOMs", realizado sob orientação do Prof. Seleme Isaac Seleme Jr. e Coorientação do Prof. Heverton Augusto Pereira (UFV).

Em seu trabalho de doutorado, Allan estudou a aplicação de Conversores Modulares Multiníveis em Cascata (MMCC) como estrutura para implementação de STATCOMs focando na sua modelagem, projeto e proposição de estratégias tolerantes à falha. As principais contribuições do trabalho se concentram em (i) Comparação e seleção da topologia MMCC mais adequada para a construção de um STATCOM; (ii) Proposta de uma metodologia de projeto baseada na relação de compromisso entre custo e confiabilidade; (iii) Análise comparativa de estratégias de redundância com a finalidade de definir a abordagem mais adequada para um MMCC-STATCOM; (iv) Modelo analítico para cálculo da fronteira entre a região linear e a sobremodulação; (v) Discussão da redundância inerente a estrutura do MMCC-STATCOM na região de sobremodulação. O trabalho contou com um período de doutorado sanduíche na Universidade de Aalborg (Dinamarca) em parceria com o prof. Remus Teodorescu, dando origem a 5 (sete) trabalhos publicados em  Periódicos Indexados, 1 (um) trabalho publicado em Anais de Congresso nacional e um capítulo de livro. Além disso, o Allan ainda contribuiu com outros 13 trabalhos no tema de conversores Multiníveis modulares. Para ter acesso ao texto final da tese, clique aqui.

Allan Fagner Cuppertino atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG em Belo Horizonte e também é gerente do Grupo de Pesquisa GESEP-UFV, onde desenvolver pesquisas relacionadas a conversores multinível, inversores multifuncionais e estratégias de projeto baseadas em confiabilidade.

O Grupo de Eletrônica de Potência parabeniza o Prof. Allan Cuppertino pela conquista mais do que merecida!

1 comentário em “Ex-aluno de doutorado Allan F. Cuppertino recebe prêmio de melhor tese da SOBRAEP.”

1. Pingback: Aluno Allan F. Cuppertino recebe prêmio de melhor tese do mundo pela IAS. - GEP-UFMG