UFMG lança edital para Bolsa de Pós-doc em Eletrônica de Potência na linha de Microgrids e Smart grid.

O Grupo TESLA – Engenharia de Potência (TESLA-UFMG), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, busca jovens pesquisadores motivados e bem qualificados para uma posição de pós-doc em eletrônica de potência e tecnologias para Minirredes inteligentes de energia elétrica.

As principais atividades do novo colaborador estarão relacionadas ao controle secundário d uma minirrede despachável para monitoramento e gerenciamento energético, visando a integração de fontes renováveis e armazenadores de energia com controle coordenado. Para isto, espera-se que o colaborador seja capaz de integrar informações e sinais de controle relacionados aos diversos agentes distribuídos pelas redes (turbina à gás, fotovoltaico, bancos de baterias, medidores inteligentes, conversores eletrônicos, concentradores de dados, dentre outros), fazendo-se uso das mais diversas técnicas de processamento e análise de dados. As metodologias propostas deverão ser avaliadas e testadas em simulações computacionais (OpenDSS, MatLAB), Simulações Hardware-in-the-loop (OPAL-RT e Typhoon HIL) para posterior implementação real da minirrede Oásis-UFMG no campus Pampulha da UFMG.

As atividades serão associadas ao Projeto de P&D institucional “MINIRREDE DE ENERGIA OÁSIS-UFMG”, apoiado pela UFMG e desenvolvido pela Escola de Engenharia da UFMG sob a coordenação do prof. Braz de Jesus Cardoso Filho (http://tesla.eng.ufmg.br), que visa a instalação de turbinas à gás de cogeração qualificada, usinas fotovoltaicas, bancos de bateria e medidores inteligentes em um modelo de minirrede despachável. A realização desse projeto tornará o campus Pampulha da UFMG a primeira minirrede institucional de grande porte do Brasil. As atividades serão realizadas na UFMG, em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Supervisor: Prof. Dr. Danilo Iglesias Brandao (DEE, Tesla - Engenharia de Potência)
Supervisor: Prof. Dr. Thiago Ribeiro de Oliveira (DELT, Grupo de Eletrônica de Potência)

Interessados na bolsa de pós-doc em eletrônica de potência devem se inscrever até 15 de outubro de 2020. Mais detalhes no edital.